Americanos trabalhando em publicações online já supera jornais

Americanos trabalhando em publicações online já supera jornais

Já há mais americanos trabalhando em publicações online do que em jornais impressos. Pelo menos é o que aponta o U.S. Bureau of Labor Statistics, com dados que preocupam de um lado e nos dão esperança do outro.

De uma forma geral, quase todos os setores foram impactos pelo meteoro digital, mas o jornalismo tem sofrido sequelas particularmente mais severas. Em junho de 1990 cerca de 458 mil pessoas trabalhavam empregadas em setores ligados ao jornalismo. Em março de 2016 esse número apresenta uma queda de quase 60% nos empregos, pairando em pouco mais de 180 mil pessoas.

Os periódicos, por sua vez, viram os empregos encolheram 37% no período, de 150 mil postos para pouco mais de 93 mil. Isso acontece também nas rádios e emissoras de TV, que diminuíram seu pessoal em 27% entre 1990 e 2016, tendo atuais 130 mil pessoas.

Em contrapartida, e talvez esse um dos motivos de certa esperança, no mesmo período (entre 1990 e 2016) o número de pessoas empregadas em publicações online (incluindo até produção de vídeos, e não apenas jornais) cresceram de 30 mil para quase 200 mil pessoas.

Mas isso não é de todo animador. As redações ainda estão sendo esvaziadas pelo mundo e, quem fica, sabe que o jornalismo ainda não encontrou uma fórmula sustentável no meio digital. Segundo o NiemanLab, o New York Times, maior jornal do planeta, possui mais de 1 milhão de assinantes apenas na plataforma online, e tem meta para bater via digital cerca de 800 milhões de dólares até 2020, mas já sinalizou pelo menos 200 demissões no próximo ano.

E por qual motivo devemos acompanhar o mercado norte-americano de jornalismo? O mercado dos EUA é mais denso e completo no que tange o jornalismo (ou a fábrica do jornalismo), tanto do lado dos leitores quanto do lado das publicações. Grandes passos partem de lá para o mundo. E se lá a coisa anda estranha, devemos ficar atentos.

americanos-trabalhando-publicacoes-online-superam-jornais2

Ref: http://www.meioemensagem.com.br

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Preciso potencializar minhas vendas!