Atualmente tem sido comum deixarem a Meta Description de lado

Atualmente tem sido comum deixarem a Meta Description de lado

Atualmente tem sido comum deixarem a Meta Description de lado na hora de construir ou otimizar um site. É sem a menor sombra de dúvida, um grande erro.

De fato, não há como negar que existem elementos on page mais importantes para serem otimizados – Title e H1, por exemplo, por terem uma influência mais direta no resultado da posição do site. No entanto, o real valor da Meta Description vai muito além do ranqueamento de um site dentro de um mecanismo de busca.

Muitas pessoas se escoram no fato da Meta Description não ter relevância para se alcançar um melhor posicionamento no Google para não trabalhar com o devido cuidado que ela merece. Para se entender o valor intrínseco que há nela, temos que primeiro compreender, antes de qualquer coisa, a sua função. A Meta Description  nada mais é do que o texto que você encontra, embaixo do Título, de cada ocorrência de página encontrada, ao fazer uma busca no Google. A figura abaixo exemplifica bem essa questão.

Vendo assim, fica claro que mesmo não tendo valor para o Google, tem um enorme valor para o seu visitante. Muitas vezes ela é a diferença para que alguém entre ou não na sua página. Uma boa Meta Description pode ser exatamente o que as páginas do seu site precisam para serem mais acessadas.

Você não faz a Meta Description pensando nos robôs do Google, você a constrói para o seu usuário, um ser humano igual a você. E é aí que está o diferencial dela, no modo como deve ser feita, em relação aos demais elementos on page. Afinal, você realmente oferece o que a pessoa está buscando?

Não há uma resposta genérica para essa pergunta, pois cada usuário tem seus próprios pensamentos e peculiaridades. No entanto, existem algumas técnicas que lhes ensinarei aqui que ajudarão vocês a construir uma boa Meta Description para o seu usuário.

Meta description que dá gosto de ler

Você por você mesmo

Essa é a sua hora de dizer algo sobre a sua página. O Meta Description te auxilia a criar a sua imagem, já que você está livre para passar as informações que você deseja, sobre a sua página, para o seu público. É um ótimo lugar para você “vender o seu peixe”.

Pense como seu usuário

Pode parecer óbvio, mas nem sempre é. Você também é um ser humano, então se ponha no lugar do seu usuário e se pergunte o que chamaria sua atenção ao ler se estivesse no lugar dele. Por exemplo, você tem um site que vende tinta invisível. O que você gostaria de saber a respeito disso se você fosse o seu usuário e procurasse por tintas invisíveis? Provavelmente você ia querer saber quais os modelos disponíveis, se elas são aplicáveis em todas as superfícies, entre outras coisas. Então deixe tudo isso claro para o seu usuário.

Use Keywords

Não é porque não tem relevância para o Google que você deve esquecer-se delas. Afinal Keywords são o coração do SEO interno e, como tal, tem grande importância para o seu usuário também.

Por exemplo, há uma grande chance do usuário que encontrou sua página ter feito a busca através de alguma Keyword, logo, nunca é demais lembrar que na sua página tem aquilo que o usuário procura, já que elas aparecem destacadas em negrito, como pode ser visto na figura 1.

Escreva de maneira agradável e que faça sentido

Ao contrário da maioria dos elementos on page, aqui você não precisa se prender tanto às técnicas de melhorar o ranqueamento na hora de escrever. Seja fluido e agradável.

Faça com que o seu texto tenha sentido e que cada palavra dentro dele valha a pena ser lida. O seu visitante com certeza vai preferir um texto bem escrito a um que não faça sentido algum.

Seja direto e preciso

Não enrole demais, vá direto ao ponto. Se a sua página fala de algodão-doce feito a partir de nuvens, fale de algodão-doce feito a partir de nuvens. Escancare que no seu site o seu usuário terá aquilo que procura. Faça isso sem rodeios.

Caso contrário, corre o risco de você perder o acesso daquela página por não ter deixado claro do que ela se trata.

Use no Máximo 142 caracteres

Você deve ser conciso. O Google só vai exibir até 142 caracteres da sua Meta Description. Então você não deve dar informações desnecessárias.
Caso passe desse número, o seu usuário ficará sem ver as informações que passaram dos 142 caracteres.

Além de ser incômodo para quem for ler (ninguém gosta de ler algo pela metade), pode fazer com que o seu usuário perca uma informação substancial que faria com que ele acessasse a sua página.

Onde a Meta Description pode te levar

Por fim, como uma breve análise final, chegamos a conclusão que se por um lado a Meta Description não será responsável pelo melhor ranqueamento do seu site no Google, ela pode colaborar, e muito, para o acréscimo de visitas.

Ou seja, faça a sua Meta Description com todo cuidado do mundo e se você delegou essa função a outra pessoa, cobre para que ela tenha o devido zelo na hora de a construir. Ela pode ser a responsável por um aumento substancial do seu CTR (taxa de clique por visualização).

Matéria completa:
http://www.seomaster.com.br/blog/meta-description-e-o-seu-real-valor
O conteúdo publicado aqui é espelhado de um conteúdo original que pode ser visualizado no link acima.

 

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