Diferenças de investimento e alcance entre a TV e o Marketing Digital.

O grande desafio dos profissionais de comunicação, sobretudo os de marketing, é saber como chegar até o seu público utilizando o leque de possibilidades que existe na atualidade.  

Um dos investimentos mais tradicionais é a TV e o mais moderno é o marketing digital. Será que ambos andam juntos? Podemos diferenciar totalmente o público dos dois? Existe uma maneira plausível de medir o alcance e retorno de cada um?

Afinal, onde direcionar suas ações? Esse post é justamente para ajudar a compreender as diferenças de investimento e alcance entre a TV e o marketing digital. Acompanhe:

TV ou marketing online?

Se você é partidário dos modelos tradicionais, é preciso ficar atento aos números. Em 2014, um relatório da Forrester indicou que o marketing online nos Estados Unidos deve ultrapassar os investimentos em publicidade da TV até 2016, abocanhando 36% de todos os gastos com marketing até 2019.

No Brasil, os números ainda são mais modestos e indicam predominância da TV nessa comparação. Só que, mesmo com um pouco de atraso, a tendência é seguir a realidade americana. Por isso, é preciso ficar bem atento às agitações no mercado.

O que reter desse panorama? Que a TV e o marketing digital estão já caminhando lado a lado e é preciso ter estratégias bem definidas para ambos os lados.

Quais as diferenças de investimento?

Apesar do crescimento da internet entre a população, o aumento das verbas destinadas ao marketing digital têm diversos outros motivos. Um deles é conseguir incluir os pequenos em ações de marketing globais. Com muito menos, é possível fazer mais. Isso realmente é muito bom para convencer os responsáveis financeiros que geralmente são reticentes em relação às gordas verbas exigidas para estar presente nas mídias tradicionais.

Não há mistério: anunciar na TV é bem caro e isso dificilmente dá a chance para pequenas empresas se jogarem em grandes campanhas. Já o marketing online permite um investimento global e modular, começando mais modesto e, se tiver resultado, aumentando a verba.

Retorno do investimento mais preciso no marketing online

Quando falamos sobre a possibilidade de mensurar as campanhas, o marketing online é realmente imbatível. Com as estratégias de monitoramento e de estudo de comportamento dos visitantes das páginas da empresa é possível saber de maneira mais precisa o que aquela verba gerou em termos de venda ou simplesmente em atingir de maneira correta o público-alvo.

Na TV isso ainda é complicado, apesar de já existirem diversas estratégias que tentam reverter essa situação. Nunca é possível saber quem realmente está diante da televisão assistindo e o marketing direcionado fica prejudicado.

Se você pretende então atingir um nicho, pode ser mais interessante se direcionar ao marketing digital.

Objetivos diferentes

A TV ainda tem uma presença considerável no território brasileiro. Um comercial veiculado em programas de grande audiência vão atingir muitas pessoas. Isso, no entanto, funciona bem quando o objetivo é gerar impacto nacional e imediado.

Não necessariamente o investimento será convertido em vendas. Geralmente um comercial de TV se converte em venda depois de muitas exibições, ao contrário da internet. Por isso se costuma dizer que a TV é ótima para branding e a internet perfeita para as vendas.

TV trabalha bem no fortalecimento da marca

É inegável que o impacto de uma ação na TV seja enorme e, por isso, ainda é sim uma ótima opção para criar mais confiança nos consumidores. Alguns comerciais marcam gerações inteiras e acabam fazendo parte da memória afetiva das pessoas.

O mais interessante é que a TV é um meio que leva as pessoas à internet. Se algo é veiculado, logo em seguida se percebe um tráfego aumentado sobre o assunto. Uma importante informação para coordenar os dois meios e para mostrar que a TV não deve de maneira alguma ser ignorada.

E na sua empresa, as verbas estão indo mais para a TV ou marketing digital? Conte aqui sua experiência.

 

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