Entenda porque redes sociais não substituem seu site.

As redes sociais são canais muito eficazes para potencializar a divulgação de produtos e serviços e até mesmo para criar um relacionamento mais próximo com o público-alvo, entretanto, algumas empresas direcionam os seus esforços somente para essa estratégia de comunicação e se esquecem de uma das principais táticas do marketing digital: a criação de um site.

É fato que muitas marcas fazem sucesso nas redes sociais e conquistam resultados positivos através de suas ações, contudo, nesse post você vai descobrir os motivos pelos quais uma empresa jamais deve substituir o seu site pelas redes sociais.

Criação de uma audiência

Através de um site é possível formar uma base sólida e sua de contatos. As redes sociais pertencem a terceiros e a qualquer momento elas podem sofrer alterações que afetam diretamente a comunicação das empresas que apostam somente nesse canal. Já o site se torna um ativo da empresa, portanto, é através dele que a organização deverá investir para gerar tráfego e atrair leads (clientes potenciais).

É importante destacar que ter um site vai além do registro de um domínio, oferecer um layout bonito, com navegação eficiente, design responsivo e táticas de otimização são indispensáveis para ter uma página de destaque.

Táticas de SEO

Atualmente, cerca de 70% do processo de compra é concluído pelo consumidor antes mesmo dele entrar em contato com o vendedor. Já faz parte do cotidiano de boa parte dos brasileiros buscar informações sobre produtos e serviços de interesse no Google e, se a empresa não aparece nos resultados da pesquisa, ela simplesmente não existe para o seu público. Por isso é fundamental investir na construção de um site otimizado que facilite o contato entre a empresa e os seus clientes potenciais, estando nas primeiras colocações.

O conteúdo inserido no Facebook, por exemplo, não é indexado pelos motores de busca do Google da mesma maneira que em um site. Com um domínio próprio, há diversas possibilidades de implementar boas práticas de SEO. Além disso, o site da empresa deverá se tornar uma valiosa fonte de informações sobre o segmento em que atua. Dessa forma, a empresa será considerada autoridade perante os clientes e consequentemente terá mais chances de gerar negócios na internet.

Confiança e credibilidade

Um site transmite mais confiança ao cliente, pois no momento em que navega pela página da empresa, ele pesquisa as informações necessárias e se relaciona com ela através do conteúdo. Essa experiência é importante para criar um vínculo com o consumidor, já que as redes sociais apesar de gerarem uma interação maior com o público, não são suficientes para manter um relacionamento a longo prazo.

As redes sociais fazem parte das estratégias de marketing digital e têm a vantagem de potencializar o lançamento de campanhas. No entanto, não é interessante para a empresa apostar somente nelas. O ideal é mapear todas as ações de inbound marketing de forma que elas trabalhem integradas de acordo com o objetivo da empresa.

E você, já apostou na criação de um site para o seu negócio? Continue acompanhando o blog e fique ligado em muitas dicas e notícias sobre marketing digital!

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