[:pb]Estratégia de SEO pode significar um diferencial para a Black Friday[:]

[:pb]Estratégia de SEO pode significar um diferencial para a Black Friday[:]

[:pb]As empresas que participaram da Black Friday 2014 tiveram bons motivos para comemorar. Segundo a E-bit/Buscapé, unidade especializada em informações do comércio eletrônico, foram movimentados nada menos que R$1,16 bilhão em apenas 24 horas de promoção. Levando em conta valores tão expressivos, é possível afirmar que a “sexta-feira negra” tornou-se a data mais importante para o varejo brasileiro.

Para este ano, a expectativa é de que os números continuem a crescer. Mas quem abocanhará uma fatia desse bolo? As lojas virtuais investem cada vez mais em marketing digital, portanto, como conseguir um lugar ao sol em meio a tantos concorrentes? Neste cenário, o investimento em Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de sites, se apresenta como uma boa tática para encurtar o caminho até o sucesso.

A estratégia traz vantagens em relação aos anúncios pagos. Enquanto a visibilidade dos links patrocinados ocorre somente durante o período pago, o trabalho de SEO garante resultados duradouros e até permanentes, caso haja acompanhamento. Além disso, o investimento é uma das maneiras mais eficientes de se obter visibilidade na Internet por meio de um bom ranqueamento em buscadores como o Google e Bing.

Apesar da instabilidade do atual cenário macroeconômico, de acordo com a Ebit/Buscapé, 81% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar na Black Friday este ano. O consumidor, apesar de aguardar a data para aproveitar os descontos oferecidos, está cauteloso: 81%* afirmam pesquisar antes de efetuar a compra. Durante a navegação, 65%* dos cliques advêm da busca orgânica, ou seja, através de links “naturais”, não pagos. Ponto para quem investe em SEO!

Quem deseja utilizar essa ferramenta deve seguir algumas etapas básicas para otimizar um site para a Black Friday:

– Criação da URL específica para a data (endereço da página)
– Criação da Landing Page, ou página de entrada, através da qual o usuário acessa o site.
– Pesquisa de palavras-chave, que permitirão compreender como o consumidor busca o que deseja.
– Criação de conteúdo de acordo com o nicho do cliente
– Link building, que consiste num conjunto de estratégias que visam obter links para aumentar a popularidade da página na web.
– Por fim, o upload do design da página contendo os produtos que se deseja anunciar.

Não deixe para a última hora!

O CEO da SEO Master, Will Trannin, recomenda que a preparação para eventos como a Black Friday aconteça com ao menos seis meses de antecedência, o que pode trazer mais do que benefícios financeiros. ”A melhora no posicionamento do site faz com que ele apareça com destaque nas buscas, gerando não só mais vendas, mas também o fortalecimento da marca de forma permanente. Diferente do observado nos anúncios pagos, o trabalho de otimização é desenvolvido de forma a garantir melhora constante de performance”.

De olho nas oportunidades

A estratégia de SEO foi adotada pela loja de móveis online Elare, que decidiu investir visando alavancar as vendas na Black Friday 2015. De acordo com o diretor comercial Eduardo Bento, a decisão faz parte de uma mudança estratégica promovida na empresa. “Optamos pela otimização de sites visando a um aumento nas conversões (efetivação das compras)”. A expectativa da Elare é um acréscimo significativo em relação ao faturamento obtido na Black Friday do ano passado.

Uma das maiores redes de lojas de instrumentos musicais e áudio profissional do país, a Playtech adere pela quinta vez à Black Friday. Apesar da preocupação com o aumento do dólar, já que 95% de seus produtos são importados, a empresa está confiante de que o trabalho de SEO impulsionará uma melhora de desempenho nas vendas. “Esperamos um crescimento de ao menos 100%”, afirma o gerente geral de e-commerce da Playtech, Márcio Seixas.

A Poloar Ar Condicionado atua no segmento de climatização e refrigeração e possui filiais nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Atuando há 35 anos no segmento, faz sua estreia na Black Friday este ano. O gerente de e-commerce Anderson Teixeira explica que, mesmo sem participar da promoção, constataram aumento das vendas durante as edições anteriores. Cientes dos resultados expressivos nas vendas online obtidos pelas empresas nessa época, decidiram aderir e já saíram na frente, investindo em SEO como forma de preparação. “Constatamos que 56% do nosso faturamento da loja virtual advém de buscas orgânicas. Portanto, decidimos fortalecer esse canal para aumentar o número de acessos e, consequentemente, as operações de compra”. Diferente da Poloar, a marca de calçados masculinos Sandro Moscoloni não é estreante na Black Friday e já vem colhendo os frutos da otimização de sites. No ano passado, a empresa constatou aumento de 61,1% no número de visitantes em relação à Black Friday 2013.

Já sabemos que a concorrência no meio digital é acirrada, portanto as empresas devem trabalhar duro para conseguir um lugar ao sol. A Black Friday se aproxima e os consumidores já aguardam ansiosos pela data. Agora é colocar a mão na massa para alcançar resultados positivos. Boa Black Friday e boas vendas!

Fonte: http://www.administradores.com.br

 

 [:]

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Preciso potencializar minhas vendas!