Estratégia Resultado Orgânico conheça os benefícios para sua empresa

Estratégia Resultado Orgânico conheça os benefícios para sua empresa

O cenário atual exige muito das empresas. É um fato. As mudanças constantes no mercado, no consumidor e nos produtos. E formas de consumi-los. Estão causando disrupções nunca antes imaginadas por isso é tão importante usar Estratégia Resultado Orgânico.

E isso afeta até mesmo grandes empresas já consolidadas. 

Na verdade, eu diria que essas empresas correm o sério risco de serem ainda mais afetadas, já que elas precisam atuar na mesma velocidade de mudança para manter-se relevante e líder para o mercado.

Embora invista-se muito no produto, muitas vezes deixa-se de lado um fundamental ponto do negócio: o consumidor — e aqui eu incluo empresas que consomem seu produto ou serviço.

Principalmente quando falamos de empresas B2B, o desafio torna-se maior ainda. O engessamento de estruturas pode ser pensado como o grande dificultador de grandes empresas atualmente, até mesmo em um mercado tão mutável quanto o de tecnologia.

Estamos falando de um mercado de tecnologia que tem que se revolucionar para atender a crescente tendência da migração entre oferta de produtos para migração de serviços — isso é, passando de um modelo software based para SaaS.

Os grandes desafios do setor atualmente são:
  • aumentar o market share;
  • aumentar a receita recorrente.

 

O fato é: como enfrentá-los e superá-los?

A resposta é que nenhuma estratégia sozinha será suficiente nesse processo. É necessário investir em elementos conjuntos que potencializarão sua marca, seu alcance e, claro, suas vendas.

E é aqui que entra a Estratégia Digital Orgânica. Mas antes, precisamos esclarecer:

 

O que é uma Estratégia Digital Orgânica?

As pessoas consultam o Google para todos os tipos de dúvidas que têm no seu dia a dia: desde uma receita de bolo até um comparativo entre possíveis soluções de software para um problema que encontram no trabalho. Assim, o tráfego orgânico, atualmente, é um importante canal de aquisição de clientes e tornou-se fundamental para empresas.

Quando não se investe em uma estratégia de visibilidade orgânica, perde-se um canal de aquisição. De forma bem simples: você está deixando dinheiro na mesa e os seus concorrentes provavelmente estão aproveitando essa oportunidade.

O baixo custo e os resultados exponenciais a longo prazo são seus principais atrativos, já que configuram uma estratégia perene e que exige menos esforço de manutenção.

Os principais pilares de uma estratégia orgânica, atualmente, são:
  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • redes sociais.

Juntos, eles configuram um satélite de visibilidade orgânica para sua empresa e, em conjunto com outras estratégias potencializadoras e complementares — como automação de marketing, email marketing e chatbots — trarão benefícios para a empresa.

Grandes empresas já fazem isso em todo o mundo.

Um ótimo exemplo é a General Electric. Seria de se pensar que uma empresa desse porte considere que já chegou onde deveria, mas não é o caso. A GE mostra uma preocupação constante em ser líder no mercado digital industrial. Acompanhando as tendências de diversas áreas — e não poderia ser diferente no marketing.

A empresa conta um blog orientado para produção de conteúdo relevante e variado, investindo em séries de conteúdo, cases, notícias da marca e temáticas gerais do mercado.

No Brasil, esse mercado é explorado majoritariamente por empresas small e mid market, além de e-commerces. Apostar em uma estratégia digital orgânica é promissor para grandes empresas de tecnologia no cenário brasileiro, aproveitando a liderança e autoridade de mercado.

Um grande exemplo de empresa que vem executando uma estratégia orgânica de sucesso no Brasil é a TOTVS. Com crescimento constante e uma receita líquida de 2,2 bilhões de reais, a empresa é um ótimo exemplo de um grande case de conteúdo, com postagens relevantes e atrativas em sua página.

 

Principais benefícios

A Estratégia Digital Orgânica é um dos elementos para solucionar demandas presentes e futuras do mercado. É claro que faz sentido investir em várias estratégias, principalmente quando falamos em grandes empresas.

Ter uma estratégia omnichannel, ou seja, trabalhar vários canais, garante que os resultados mantenham-se a longo prazo e funcionem de forma integrada.

Dentre os principais benefícios, podemos citar:

 

1. Canal de aquisição extra

Já falamos da importância de uma estratégia omnichannel, incluindo diferentes canais. Atualmente, é impossível pensar nisso sem considerar a estratégia orgânica.

Cerca de 3,5 bilhões de buscas são feitas no Google todos os dias, o que resulta em mais de 1,2 trilhões durante um ano.

Não há como ignorar a importância de estar presente nos mecanismos de busca. Mas, para que isso aconteça, é preciso investir em conteúdo otimizado.

Mas qual o real benefício disso? Bom, o orgânico é um importante canal de aquisição. Não só 81% dos consumidores conduzem pesquisas online antes de realizar uma compra, como ele atrai e converte clientes, como veremos nos próximos tópicos.

 

2. Redução do CAC

Uma estratégia de visibilidade orgânica permite que você tenha um diálogo mais próximo, resolva dúvidas e objeções e guia o processo de conhecimento do produto antes mesmo do momento da compra.

Assim, a aquisição de clientes acontece de forma mais fácil por meio desse canal. Além disso, ele facilita o processo de outros canais, promovendo uma redução geral no custo de aquisição de clientes.

 

3. Resultados exponenciais

Uma estratégia de visibilidade orgânica tem um grande benefício que dificilmente é encontrado: seus resultados aumentam ao longo do tempo com menos esforços.

Isso porque você conseguirá ver que conteúdos atrairão cada vez mais visitas, o que resultará em um resultado positivo para o domínio como um todo, maior consciência de marca, ampliação de outros canais e, claro, mais contatos gerados.

 

4. Funciona a longo prazo

Este tópico está diretamente relacionado ao anterior. Embora uma estratégia orgânica dificilmente mostre resultados imediatos, seu diferencial e valor está em funcionar a longo prazo.

Assim, como vimos, os conteúdos trarão cada vez mais benefícios para a estratégia global da empresa e isso será mantido a longo prazo sem necessidade de novos investimentos.

É exatamente o contrário de fazer anúncios pagos. É claro que eles trazem muitos benefícios e podem ser trabalhados em conjunto com a estratégia orgânica, mas não é algo que funciona a longo prazo: pelo contrário, o custo por clique e a geração de leads serão sempre mais caros.

 

5. Aumenta o ROI

O objetivo de uma empresa ao investir em qualquer estratégia é aumentar a receita com um maior retorno sobre o investimento.

Como já mostramos, esse é um dos principais pontos positivos de uma estratégia orgânica: resultados a longo prazo, com menor necessidade de manutenção e investimentos adicionais, além da promoção da redução do CAC. Tudo isso torna o ROI da estratégia ainda maior.

 

Matéria completa:
www.marketingdeconteudo.com/estrategia-digital-organica/
O conteúdo publicado aqui é espelhado de um conteúdo original que pode ser visualizado no link acima.

 

 

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