Estratégias de Marketing – 7 Tipos que Você Precisa Conhecer

Estratégias de Marketing – 7 Tipos que Você Precisa Conhecer

Estratégias de Marketing

 

As evolução tecnológica e a expansão da internet nos trouxe um cenário bastante rico e ativo em transformações, especialmente, no campo do marketing.

Hoje, os profissionais dessa área podem contar com uma porção generosa de estratégias diferenciadas.

Conhecê-las nem sempre é simples, mas é extremamente importante para que uma bagagem de qualidade seja construída.

Só assim, o profissional terá a capacidade de moldar o marketing aos seus objetivos, públicos e mercados. Concorda?

Sabemos que o marketing digital é veloz, trazendo novidades de maneira difícil de acompanhar.

Tanto que quando acreditamos que estamos atualizados, basta uma simples pesquisa para termos a sensação plena de que na verdade nosso conhecimento está defasado.

E, aí, o que fazer? Desistir ou estagnar não são opções viáveis…

Até porque, sem conhecimento, dificilmente conseguimos atingir a evolução! Afinal, não haverá repertório o suficiente para direcionar nossas decisões de forma mais assertiva nesse aspecto.

Foi pensando em lhe ajudar que resolvemos criar esse conteúdo! A ideia é lhe apresentar 7 tipos de estratégias de marketing.

Fizemos uma seleção especial, priorizando não as mais recentes, mas as principais e mais utilizadas. Assim, você garante uma boa bagagem para trabalhar o marketing do seu negócio nos próximos meses.

 

1º Tipo de Estratégia de Marketing – Inbound

Esse é um dos tipos de estratégias de marketing mais utilizados na atualidade. Provavelmente, se você trabalha direta ou indiretamente com vendas, já até o conhece.

Basicamente, o Inbound marketing tem seu foco voltado à captação de leads qualificados por meio de conteúdos de valor que doutrinam e constroem uma relação próxima entre público e marca.

Esse processo é feito, pois entende-se, nesse cenário, que o cliente precisa ser preparado para consumir.

Esse tipo de estratégia também visa ajudar, antes de tentar uma venda. Sua abordagem é suave, fazendo com que o potencial cliente procure a marca, ao invés da empresa bombardear o alvo.

 

2º Tipo de Estratégia de Marketing – Outbound

O Outbound é uma estratégia mais antiga, muito praticada no tradicional, antes da explosão do marketing digital.

Claro, há ainda o emprego desse tipo de estratégia atualmente, mas a recorrência é bem menor, devido ao próprio comportamento do consumidor e, óbvio, suas exigências.

O Outbound é o antônimo do Inbound. Isso porque ele visa a venda mais agressiva, o “bombardeio” direto ao alvo, sem muito se preocupar com a construção de um relacionamento.

A ordem número 1 dessa estratégia é vender de forma ativa e em algumas ocasiões, até massiva.

 

3º Tipo de Estratégia de Marketing – Direto

O marketing direto é aquele primo distante do Outbound. A sua principal semelhança é o fato da busca pelo contato direto na tentativa de gerar mais vendas.

Sua principal diferença é que ele busca a fidelização do cliente também por meio desse contato.

Ele é bastante empregado por empresas de menor porte que trabalham com vendas de produtos ou organizações de marketing multinível.

O Marketing direto se utiliza muito de malas diretas, telemarketing e panfletos que contenham catálogos dos itens comercializados.

 

4º Tipo de Estratégia de Marketing – Exclusividade

O objetivo do marketing de exclusividade é oferecer algo para poucos, despertando o desejo do público.

As suas estratégias sempre estão voltadas à nichos mais premiums, onde se paga mais para ter algo luxuoso e escasso.

A comunicação também não é massiva, muito pelo contrário, é restritiva à um micro nicho.

Outra característica interessante do Marketing de Exclusividade é que as marcas que o aderem sempre trabalham muito bem o branding, fazendo com que o público tenha uma visão específica sobre a identidade da empresa.

 

5º Tipo de Estratégia de Marketing – Mobile

O marketing mobile vem sendo anunciado há um bom tempo. Primeiro como um diferencial, agora como uma necessidade devido ao comportamento das pessoas no geral.

Pesquisas apontam que o mobile é o principal dispositivo de acesso dos usuários na internet.

Seja para pesquisar, comprar, ler os e-mails, não importa, hoje o mundo é mobile.

Por isso, marcas que não investem nesse tipo de estratégia, deixa de atingir grande parte de seu público alvo.

Basicamente, esse tipo de marketing visa atingir de maneira positiva esse ambiente e os consumidores que são ativos ali.

 

6º Tipo de Estratégia de Marketing – Promocional

Também bastante difundido no ambiente digital, o marketing promocional é bastante antigo, sendo praticado pelas mais tradicionais agências de propaganda.

Seu objetivo principal é captar o potencial cliente ao apresentar uma solução (Produto/Serviço) para sua dor, necessidade ou desejo.

Quase sempre essa apresentação vem com uma ação vantajosa, para o cliente, que pode ser a disponibilização de um desconto, brindes, bônus e relacionados.

Geralmente, o marketing promocional é utilizado para aumentar o volume de conversões, ao mesmo passo em que busca a fidelização.

 

7º Tipo de Estratégia de Marketing – De Conteúdo

De uma escola similar, o Content Marketing ou Marketing de Conteúdo é bastante utilizado em conjunto com a estratégia de Inbound Marketing.

Muitos dizem que ele é uma estratégia pertencente ao Inbound, visando atrair, doutrinar, criar relações próximas e duradouras, através de conteúdo relevante e de alto valor.

O Marketing de Conteúdo também consegue trazer à marca um status de autoridade referente ao assunto tratado por meio dos materiais.

Geralmente, a estratégia envolve ações em blogs, sites e redes sociais. O intuito é construir uma relação através da comunicação aberta e aproximada entre marca e público.

Esses são apenas alguns tipos de estratégias de marketing, afinal, existem mais de uma dezena delas. Inclusive, é muito provável que enquanto esse conteúdo está sendo produzido, outras novas estejam sendo apresentadas ao mercado.

Enfim, o que importa mais nesse caso é que você construa uma boa base de conhecimento nesse sentido e passe a utilizá-la para moldar estratégias exclusivas às necessidades do seu negócio.

Dessa forma, sem dúvidas, você sempre alcançará os seus objetivos e, claro, melhores resultados.

 

Matéria completa:
www.mestredoadwords.com.br/7-tipos-de-estrategias-de-marketing-que-voce-precisa-conhecer/
O conteúdo publicado aqui é espelhado de um conteúdo original que pode ser visualizado no link acima.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Preciso potencializar minhas vendas!