[:pb]Machine Learning e o que isso tem a ver com Marketing.[:]

[:pb]Machine Learning e o que isso tem a ver com Marketing.[:]

[:pb]Há quem diga que Inteligência Artificial não é inteligência coisa nenhuma, porque a máquina reúne dados e mais dados, acumula soluções conhecidas a partir desses dados e vai fazendo isso de forma incremental, numa velocidade que os humanos não conseguem acompanhar, e ao final oferece resultados, que são outros dados (raciocínio indutivo), e até insights (raciocínio dedutivo). Mas a máquina não pensa. Usa algoritmos que reduzem a fórmulas concisas muito conhecimento aprendido. E isso, convenhamos, não é exatamente inteligência.

Mas enfim, deixando de lado questões conceituais, um pedaço importante da Inteligência Artificial é exatamente essa capacidade que as máquinas passam a ter de “aprender” coisas. Na verdade, as máquinas “deduzem” coisas a partir dos dados com que são alimentadas. A isso se chama Learning Machine. Permitida pelos algoritmos.

E onde o marketing entra na história? Pela porta do uso dessa capacidade dedutiva para melhorar sua performance, seja em campanhas, seja na geração de insights estratégicos.

Máquinas conseguem enxergar e expor padrões que nós humanos não conseguimos. Menos ainda em tempo real, que é o que as máquinas “inteligentes” fazem.

Esses padrões revelam perfis, hábitos recorrentes, comportamentos de consumo, uso, compra, etc.

A loja de departamentos Target contratou um especialista em machine learning para desenvolver para ela um conjunto de regras para consumidores que acabaram de ter um bebê. Esse conjunto de regras orientou a loja a promover, oferecer e estimular a compra de produtos para bebês online.

A máquina identificou uma série de comportamentos padrão entre mulheres grávidas antes de darem à luz a bebês. Esse conjunto de regras gerou insights para o marketing da companhia e suas equipes puderam disparar campanhas no centro do alvo, da forma certa, com os apelos certos, nos momentos corretos.

Sem o aprendizado de máquina isso dificilmente seria possível.

Fonte: http://www.proxxima.com.br

 

 [:]

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Preciso potencializar minhas vendas!