O que significa #️Hashtag e como utilizá-la de forma adequada?

O que significa #️Hashtag e como utilizá-la de forma adequada?

#️Hashtag, o que significa

O dicionário Oxford — o mais importante da língua inglesa e ao qual o termo foi incorporado em 2014 — define hashtag como “uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”.

Hashtags são termos associados a assuntos ou discussões que se deseja indexar nas redes sociais. Quando a combinação é publicada — transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com publicações relacionadas ao tema.

Assim, se usuários do Instagram, por exemplo, publicam fotos com a hashtag #cachorro, todos na rede podem encontrar conteúdos relacionados.

Como usar hashtags: boas e más práticas

Instruções de como usar hashtags podem parecer óbvias. Especialmente para os mais jovens, mas mesmo um recurso tão simples tem suas boas práticas.

Usadas com critério, as hashtags ajudam pessoas a encontrarem sua empresa mais facilmente e a engajar seu público-alvo.

Separamos algumas dicas, a maioria delas do que não fazer:

Não use muitas palavras juntas

#quandovocêescrevedessamaneira, dificulta a leitura dos seus seguidores. Os espaços existem na escrita por um motivo, que é o de dar fôlego à leitura, facilitando a compreensão. Quando são suprimidos, as palavras se misturam especialmente as que iniciam e terminam em vogais. O leitor demora para entender o que foi escrito.

Mantenha suas hashtags curtas e, se realmente precisar de mais de uma palavra, inicie cada uma com letra maiúscula.

Não coloque uma hashtag para cada palavra da frase

Efeito oposto ao anterior, #colocar #uma #hashtag #no #início #de #cada #palavra ajuda a separar os termos. Mas prejudica a leitura, pois coloca pausas demais. Além disso, não faz sentido indexar artigos, como “a”, ou preposições “no”, que não dizem nada.

Separe as hashtags do seu texto, colocando-as ao final, depois de ter expressado sua ideia principal. Em alguns casos, se a hashtag estiver no meio da frase, como “O que significa #Hashtag e como utilizá-la”. A leitura não fica tão prejudicada. Mas use sem excessos e em termos que realmente fizerem sentido.

Use hashtags relacionadas ao post

Não exagere na quantidade de hashtags! Conforme já falamos, o recurso serve como indexador, facilitando buscas de outros usuários. Por isso, não deve ser utilizado para descrever ou destacar tudo.

Usar o recurso em excesso dificulta a leitura do conteúdo e também pode afastar os seguidores, além de soar oportunista, como um desejo de aparecer em todas as páginas de indexação.

Da mesma forma, devem ter relação com o post — usar hashtags que não têm relação com a publicação pode irritar os usuários.

Não esqueça da ortografia

Hashtags são um recurso que deve ser informal e divertido, mas nem por isso esqueça de corrigir a ortografia do seu texto. Mais do que colocar em xeque a sua credibilidade, uma hashtag escrita de forma errada é inútil, pois não indexará seu post à página desejada.

Como utilizar hashtags na sua estratégia de Marketing Digital

Agora que você já tem uma ideia do que fazer e do que não fazer ao usar hashtags, como promover seu produto ou serviço utilizando o recurso?

Uma vez que seus perfis em redes sociais são públicos, usar hashtags torna seus posts visíveis para todos que compartilham dos mesmos interesses. Dessa forma, as publicações não ficam mais limitadas apenas aos seus seguidores. É por isso que escolher a hashtag correta pode aumentar o alcance dos seus posts nas redes sociais.

Em primeiro lugar, sua empresa deve estar presente nas redes sociais que comportam esse tipo de recurso. As mais amigáveis são Twitter, Instagram e Facebook, conforme já falamos. Feito isso, algumas dicas que podem ser úteis:

Crie hashtags para sua empresa ou evento

Usar uma hashtag específica para alguma ação de marketing da sua empresa, como promoções ou sorteios, ou para um evento pode ser uma boa maneira de engajar os seus seguidores.

Pesquise as hashtags adequadas para cada rede social

Falamos que as hashtags servem para diversas redes sociais. Mas não é por isso que você deve replicar no Instagram ou no Twitter os termos que usa no Facebook, por exemplo.

Cada rede social tem peculiaridades e vale pesquisar quais hashtags as pessoas usam em cada site para ter uma ideia melhor do que postar. Ainda que, em alguns casos, as diferenças sejam sutis, utilizar a linguagem correta pode melhorar seus resultados.

No Twitter, por exemplo, a ideia é manter as hashtags tão curtas quanto possível, pois o limite de caracteres por publicação é de 140.

Já no Instagram, o espaço para o texto permite usar um pouco mais de hashtags. Além disso, a rede social é voltada para imagens e muitas pessoas pesquisam por hashtags nela em busca de inspiração, o que abre espaço para explorar temas mais generalistas. Hashtags que descrevem a própria foto, como #nofilter, também são comuns.

Procure hashtags com alto volume de publicações

Ok, você já sabe que não vale utilizar uma hashtag popular, tipo #tbt ou #nopainnogain, só para aparecer em uma página que é muito acessada.

Mas, dentre os temas que você pode explorar, por que não procurar os termos mais comuns? Exceto nos casos em que a ideia é promover algo bem específico, não vale a pena começar uma hashtag do zero se já existem outras com volume de publicações. 

Se utilizadas com moderação, hashtags são boas aliadas da sua estratégia de Marketing Digital, pois ajudam a melhorar o alcance dos posts, a interagir com seus seguidores e a divulgar sua empresa.

Matéria completa:
www.resultadosdigitais.com.br/blog/hashtag/
O conteúdo publicado aqui é espelhado de um conteúdo original que pode ser visualizado no link acima.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Preciso potencializar minhas vendas!