5 dicas de funil de vendas para e-commerce

5 dicas de funil de vendas para e-commerce

Você já ouviu falar em Inbound Commerce? É um termo americano que tem sido bastante utilizado para definir estratégias de conteúdo focadas em ecommerces e lojas virtuais. É a técnica de adaptação do conhecido inbound marketing para gerar um maior número de vendas online.

Apesar de toda a crise que o mercado financeiro vem enfrentando desde o ano passado, uma pesquisa realizada pela E-bit Web Shoppers, mostrou que o setor de compras via internet aumentou mais de 22% em 2015 e que esses números só tendem a crescer, ainda mais em 2016.

O que se sabe é que a rede já tem mais de 39 milhões de consumidores que fizeram, ao menos, uma compra online em 2015. Então, você consegue enxergar nesses números o grande potencial que esse nicho de mercado tem?

Se você tem uma loja online ou um ecommerce e está procurando alterativas de como vender mais, eu tenho dicas matadoras de funil de vendas! Elas vão te auxiliar a levar à taxa de conversão do seu negócio as alturas.

A grande falha que a maioria dos ecommerces cometem está ligada a jornada de compra e a empresa Experian, conseguiu comprovar isso através de uma pesquisa. Segundo eles, a taxa de conversão média é de 1,65%, muito baixa. É como se de 100 visitantes de seu site, apenas 1,65 pessoas fizessem uma compra, entende? E a falha estava em um dos momentos da jornada de compra.

Quais são as etapas da jornada de compra?

A jornada de compra é a verdadeira responsável por sua taxa de conversão. Tenha bem clara suas etapas:

1 – Aprendizado e descoberta
2 – Reconhecimento do problema
3 – Consideração da solução
4 – Decisão de compra

Influenciar um lead a comprar de você não é uma tarefa nada fácil, até porque mais de 98% chega até a sua página e não está preparado para finalizar a compra. Será a sua missão trabalhar o seu funil de vendas para Ecommerce.

Separamos algumas dicas que irão lhe ajudar nessa tarefa de aumentar sua taxa de conversão. Podemos começar?

1º Dica de Funil de Vendas para Ecommerce – Atraia Visitantes

A primeira ação que você deve tomar com relação ao funil de vendas para ecommerce é fazer com que os visitantes cheguem até o seu site. Nesse momento, você pode me questionar como é possível atrair visitas para o seu site?

Métodos existem aos montes, então será necessário escolher qual é o mais adequado para o seu estilo de público alvo. Você pode fazer uso do Google Adwords, do Facebook Ads, pode trabalhar tráfego orgânico ou qualquer outra estratégia que tenha como objetivo o aumento no número de visitas.

O importante é mostrar ao usuário qual o mapa do caminho que para ele encontre os produtos que você comercializa. Sua marca precisa fazer-se presente perante ao público, pois só dessa forma é possível impactar pessoas.

2º Dica de Funil de Vendas para Ecommerce – Tenha uma base de Leads

Quando se fala em ecommerce é preciso saber que ter uma boa base de leads é fundamental para o seus negócios. Sendo assim, será necessário fazer a utilização de atributos que lhe ajudem a criar uma base sólida e ativa.

Dentro de uma loja virtual, você pode fazer a venda desde suplementos alimentares a panelas, porém o público alvo que cada um se destina são bem diferentes, concorda? Com isso, será necessário capturar leads com os mesmos interesses para que assim, você possa criar campanhas focadas para cada grupo.

Em cada categoria deve ser trabalhada uma estratégia de captação de leads, pois pessoas que compram roupas de sua loja, não tem interesse em eletrônicos. Pode até ser que o interesse seja despertado por alguma ação de publicidade, mas em um primeiro momento, promoções, descontos e qualquer outro tipo de publicidade deve ser focada no interesse inicial.

3º Dica de Funil de Vendas para Ecommerce – Agarre as Oportunidades

È preciso dar valor as oportunidades que surgem com o avança de um lead no processo de compra, isso porque através delas nós podemos ter respostas sobre o comportamento que está impedindo o fazer a conclusão.

Por exemplo, vamos supor que o seu possível cliente chega até a última etapa do carrinho, mas acaba abandonando o carrinho no final. Nesses casos é preciso analisar quais aos os reais motivos de essa situação estar ocorrendo. Normalmente, são ocasionadas por dois motivos: o frete muito alto ou o tempo de entrega longo.

Caso você consiga identificar que é realmente por conta desses itens que o abandono de carrinho está alto, será necessário fazer mudanças que mudem esse cenário, senão será impossível obter bons resultados.

E não é apenas por isso, através desse contato é possível identificar quem são esses usuários e assim, promover ações de e-mail marketing que incentivem a compra, como descontos, promoções exclusivas e brindes.

4º Dica de Funil de Vendas para Ecommerce – Transformando tráfego em clientes

Essa é uma das etapas mais delicadas do processo, isso porque você precisa encontrar a sutil diferença entre influenciar a compra e forçar a compra.

Alguns leads já vem certos de que vão comprar em seu loja, logo não precisam de qualquer ação a mais para a tomada de decisão, porém esse é um número baixo de consumidores. O que mais ocorre é uma quantidade bastante expressiva de leads ainda terem dúvidas no processo.

Quando isso ocorrer será necessário encontrar uma forma de interagir com esse público através de nutrição de leads, campanhas de e-mail marketing, geração de autoridade, SAC 2.0, atendimento 0800 ou qualquer tipo de atitude que o ajude a tomar a decisão final.

Uma outra dica que pode funcionar muito bem para esse item, é o uso de incentivos de compra, como por exemplo, descontos para pagamento a vista, facilidade de parcelamento, cupons de desconto para a próxima compra e até mesmo brindes atrelados ao produto. Por mais bobo que isso possa parecer, tem um poder incrível perante a transformação de leads em clientes!

5º Dica de Funil de Vendas para Ecommerce – Garanta um pós-venda de qualidade

Concluir a venda não é o fim do processo é apenas a conclusão de uma das etapas. Mesmo depois que o seu cliente efetuar uma compra, continue trabalhando a fidelização do mesmo para que ele volte a comprar de você.

Envie conteúdo de acordo com o seu perfil, ofereça promoções relacionadas com o item comprado, envia as novidades de mercadorias de seu interesse e trabalhe tudo que possa motivar uma segunda compra, entende?

Em datas comemorativas, faça questão de lembrar dele, ainda mais se for em seu aniversário. Faça algo diferente para mostrar o quanto ele é importante para a sua empresa e com toda a certeza, ele irá se tornar um cliente mais do que fiel.

O importante é não exagerar na dose e sempre fazer as coisas com consciência para que a estratégia não acaba se transformando em um grande problema.

Pronto, agora você já tem 5 dicas matadoras para utilizar em funil de vendas para ecommerce! Eu vejo essa área como uma das mais promissoras no Brasil e até mesmo no mundo, sendo assim, se você já tem um projeto que envolve esse tipo de comercio, invista pesado em sua melhoria, pois ele irá te trazer bons fruntos.

Fonte: http://mestredoadwords.com.br

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