Black Friday – Prepare seu E-commerce com bastante antecedência

Black Friday – Prepare seu E-commerce com bastante antecedência

Black Friday desde que chegou no Brasil, em 2010; Organizado pelo varejo na última sexta-feira de novembro, tem se consolidado como uma das mais importantes datas para o comércio no país; Tirando, inclusive, muitos comerciantes do ‘vermelho’.

Apenas para ter uma ideia, a data, que costuma zerar os estoques das lojas, movimenta cifras exorbitantes; Somente em 2017, o evento movimentou a marca total de R$ 2,1 bilhões.

E apesar de ter se popularizado também nas lojas físicas; O período bastante aguardado por milhares de brasileiros que buscam comprar produtos e serviços de todos os tipos com grandes descontos; Tem como foco prioritário o e-commerce.

Para 2018, esse número tende a aumentar, apesar de esse ano ter sido bastante atípico para o varejo; Com eventos como a greve dos caminhoneiros, que causou um prejuízo milionário a algumas categorias de comerciantes; E a Copa do Mundo, a qual costuma aumentar o faturamento de determinados setores, como eletroeletrônicos, vestuário e outros que desenvolvem produtos que remetem a esse universo da bola; Além de bares e restaurantes e hotéis; Mas causa retração em outros segmentos que não são vinculados à Copa; E acabam sofrendo com as paralisações causadas pelos jogos.

Diante de uma demanda tão crucial para a economia como um todo e para a reputação das marcas envolvidas no processo; É fundamental que as lojas online antecipem o quanto antes o seu planejamento. E não me refiro apenas a detalhes mais óbvios, como controle de estoque e layout customizado. É preciso ficar atento a questões, por exemplo, como segurança, já que essa época é um chamariz para todo o tipo de fraude na internet.

Se o lojista deseja se precaver em relação a isso, principalmente se ele for um micro ou pequeno empresário; Precisa reservar uma verba para investir com mais ênfase em segurança da informação; A fim de evitar danos à estrutura da rede e, principalmente, o roubo de informações confidenciais; Não só da empresa, mas dos seus clientes. E esse processo, obviamente, não é feito do dia para a noite. É necessário realizar testes de segurança para avaliar os pontos fracos, além de otimizar os serviços utilizando configurações automatizadas; Introduzir processos de certificação digital, entre outros detalhes, principalmente se for a primeira vez do e-commerce em um evento de alto impacto.

Outra questão importante que merece antecipação é a criação de campanhas. Caso o empreendedor queira realizar ações assertivas, que engajem um número expressivo de pessoas e torne a marca conhecida antes mesmo da época do Black Friday, fazendo com que o cliente fique ávido pela entrada dos produtos com descontos em seu site (sem nem fazer questão de pesquisar em outros); Precisa direcionar uma parte dos investimentos para ações de mídia. Para isso; A recomendação é contratar uma agência especializada em marketing digital que desenvolva e monitore essas atividades, fazendo a gestão de métricas no Google ADS, Facebook e outras plataformas; ou uma equipe para cuidar do marketing do seu negócio.

Sem mencionar, é claro, as etapas do planejamento financeiro, que incluem a avaliação da situação atual da empresa e do cenário econômico; Reserva de capital de giro, entre outros detalhes; E de logística, onde devem ser observadas as etapas de frete e entrega. Quem trabalha com e-commerce deve se fazer a seguinte pergunta; “Meus fornecedores estão preparados para o crescimento exponencial da demanda nessa época do ano?”.

Enfim, esses são apenas alguns dos exemplos nos quais o empreendedor necessita dispensar atenção, tempo e dinheiro. Estamos há praticamente quatro meses do Black Friday e, enquanto muitos gestores acreditam que o evento esteja distante do ponto de vista do planejamento, na minha opinião, já passou da hora de as empresas iniciarem a sua investida para alcançar o público que ainda não conhece a sua marca ou conquistar de vez aquele que talvez até seja cliente cativo da sua loja física, mas que ainda não tem a confiança necessária ou o hábito de comprar no seu e-commerce. O caminho é longo, mas os resultados o justificam. Antecipe-se e colha os frutos.

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