Como posso otimizar o tráfego orgânico do meu site usando SEO?

Como posso otimizar o tráfego orgânico do meu site usando SEO?

Você sabe qual é a posição do seu site no Google? E o que fazer para melhorar esse posicionamento?

Essas são duas perguntas estratégicas para qualquer negócio, pois é partir do Google (e outros buscadores) que boa parte do seu público-alvo chegará até sua empresa.

E é por isso que se torna crucial que seu site seja facilmente encontrado. Contudo, para que as pessoas o encontrem é necessário que você faça um bom trabalho de SEO (search engine optimization, ou otimização para os mecanismos de busca).

Como monitorar e otimizar as páginas do seu site para busca orgânica de forma organizada

Fazer SEO pode parecer complicado e demorado. Porém, mesmo com diversas outras atividades para desenvolver no dia a dia, existe uma série de pequenas ações que farão uma grande diferença no médio e longo prazo.

O ideal é ir fazendo melhorias simples dentro e fora do seu site para alavancar suas oportunidades online.

Para ajudar você nessa tarefa, vamos mostrar um passo a passo que você deve seguir para ter um site otimizado.

Arquitetura e desempenho

– As páginas do site e do blog estão marcadas apenas em uma única categoria?
– As páginas internas possuem link para as páginas “superiores”, como a página inicial?
– Possui links quebrados (páginas inexistentes)?
– O site demora para carregar?

URLs

– Todas as URLs são amigáveis (exemplo.com.br/nome-do-produto)
– Nas URLs são utilizados hífens no lugar de underlines
– É possível acessar o site com ou sem www
– É possível acessar o site com http ou https

Títulos

– Não existem títulos duplicados
– Não existem títulos muito longos (acima de 65 caract.)
– Não existem páginas sem títulos

Meta Description

– Não existem meta descriptions duplicadas
– Não existem meta descriptions muito longas (acima de 145 caract.)
– Não existem páginas sem meta descriptions

Robots.txt

– Existe o arquivo robots.txt e está configurado de forma adequada

Sitemap (XML e HTML)

– O site possui um sitemap.xml
– O sitemap.xml possui a listagem de todas as URLs existentes no site
– O sitemap.xml foi enviado ao Google Search Console e está ok

Conteúdo

– Tem página de erro 404 configurada
– Não possui o mesmo conteúdo em mais de uma URL
– Não existe conteúdo duplicado entre categorias e tags
– Existe conteúdo otimizado na página de categoria
– Páginas de produtos/serviços/artigos possuem conteúdo único

Blog

– O site possui blog
– O blog possui frequência regular de postagens
– Os artigos publicados no blog possuem links para o site
– As categorias e páginas de produto linkam para os artigos relacionados do blog?

HTML

– As páginas possuem um H1 único
– Utiliza heading tags de forma adequada (H1, H2, H3…)

Imagens

– O tamanho do arquivo das imagens foi reduzido
– Todas as imagens possuem texto alternativo
– O nome do arquivo de todas as imagens é amigável
– O site não possui conteúdo (texto) em imagem

Rich Snippet

– Possui os rich snippets que se encaixa configurados
– Possui rich snippet de reviews de usuários

Vídeos

– O site possui sitemap de vídeos

Botões de Redes Sociais

– O site possui botões para compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Paginação

– O site possui paginação e usa rel next e rel prev

Mobile

– O site possui AMP configurado
– O site possui Instant Articles
– O site é responsivo?

Fonte: http://resultadosdigitais.com.br

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