Exposição Redes Sociais – Quando isso pode afetar sua marca?

Exposição Redes Sociais – Quando isso pode afetar sua marca?

Exposição Redes Sociais

As redes sociais, atualmente, são uma das ferramentas mais importantes para negócios que utilizam a internet. No entanto, o trabalho com elas deve ser feito de uma forma profissional, senão o que era para ser algo positivo, torna-se negativo e prejudica a imagem da sua marca.

Muitos sites e blogs pela internet exaltam a necessidade do trabalho em redes sociais para conquistar seguidores e, até mesmo, clientes, porém se esquecem de que se for feito de forma errada, acarretará em uma exposição negativa que irá prejudicar o andamento dos negócios.

Queremos que você esteja sempre por dentro dos pontos importantes dentro do universo digital, então, hoje, o assunto será esse: Exposição nas Redes Sociais.

•Você tem ideia de quanto o excesso prejudica a sua marca?

•Sabe quais são as atitudes que te prejudicam ao invés de ajudar?

 

Quando a exposição nas redes sociais afeta uma marca negativamente?

Quando o que era para ser uma estratégia positiva, torna-se negativa, uma tempestade forma-se dentro de seu negócio. Obviamente, nenhum empreendedor quer passar por isso, porém estratégias mal planejadas ou, mesmo, mal executados podem gerar essa situação.

O primeiro passo para evitar que isso aconteça é entender quem são seus seguidores e quem é seu público alvo. Isso já te dará um norte interessante sobre crenças, ideais, opiniões e informações.

Sempre que você fizer uma campanha que vai de encontro com o que o seu público alvo acredita, pode ter certeza de que a repercussão não será positiva e as críticas vão acontecer. Então, evite polêmicas.

Procure concentrar suas energias em assuntos que valorizem seus produtos e serviços, deixando os assuntos polêmicos para canais de comunicação que têm o objetivo nisso.

Outro ponto que pode gerar desavenças é com relação à forma com que seus seguidores são respondidos. Muitas empresas utilizam respostas prontas para dar um atendimento nas redes sociais. Corra disso!

Os usuários costumam ficar muito bravos com esse tipo de atitude, o que gera uma exposição negativa desnecessária. Opte por ter pessoas que possam te ajudar com esse retorno, evitando esse tipo de situação.

Seu público é importante, leia com atenção a reclamação e questionamento, procurando retornar da forma mais pessoal possível. Isso evita que você tenha problemas posteriores.

E por fim, a utilização do espaço de sua empresa para postagens aleatórias que nada tem relação com o seu segmento. Entenda que quem segue você tem interesse pela sua área de atuação, se você começar a fazer outro tipo de postagem, acabará se expondo de maneira negativa!

 

Como reverter uma exposição negativa em redes sociais?

Nas mídias sociais de maneira geral, tudo acontece muito rápido. Uma postagem pode viralizar em poucos minutos e se transformar em um grande problema para sua marca.

A chave para evitar isso é sempre se antecipar e procurar mensurar o que pode acontecer em diferentes tipos de situações. Com isso, você já deve ter um plano B traçado.

São inúmeros os casos na internet, onde certas publicações em redes sociais não “pegaram muito bem” e acabaram gerando indignação nos seguidores. Se isso acontecer com você, não tome nenhuma atitude precipitada. Reúna-se com a equipe e planejem uma forma de reverter a situação.

O primeiro passo sempre será assumir perante à todos que houve um equívoco. Pedir desculpas também será necessário, caso alguém tenha sido afetado por isso. No entanto, é preciso estar ciente de que, por vezes, apenas um pedido de desculpas não basta e você precisará recompensar materialmente seus clientes.

Se isso for necessário, o faça! Isso é pelo bem de sua marca. Por mais que você saia no prejuízo, é melhor deixar sua imagem limpa.

O passo seguinte é tentar nunca mais repetir a situação. Pense milhares de vezes antes de publicar algo. Pergunte a opinião dos demais membros da equipe e procure interpretar de diferentes ângulos a mensagem.

Se você perceber que dá margem para que uma exposição negativa desnecessária ocorra, prefira não publicar. É melhor evitar!

Se você não souber como reverter essa situação, procure ajuda de profissionais que são especializados nesse tipo de ação. Eles são treinados para “apagar incêndios” e podem te auxiliar na missão de sair da situação com o menor prejuízo possível.

É melhor do que tentar algo que vai acabar piorando o que já está bem ruim…

 

Redes sociais são capazes de acabar com uma marca!

É realmente forte o que estamos dizendo, mas as redes sociais são capazes de acabar com a autoridade de uma marca, dependendo do nível de problema que for gerado.

Parece uma besteira, mas os usuários sentem que aquele ambiente é um local de expressividade e não pensam 2x no momento de deixar uma opinião ou comentário à respeito do que os desagradam.

Tome muito cuidado com o que for publicar ali, procurando sempre manter o foco em seus produtos e serviços. Evite temas do momento, política ou assuntos que dividam opiniões.

Você até pode postar isso em seu perfil pessoal, dependendo da ligação que sua imagem tem com seu negócio, mas no perfil corporativo esse tipo de atitude deve ser evitada!

Nenhuma empresa está blindada desse tipo de acontecimento, mas se você puder tomar atitudes antecipadas para evitar, com toda a certeza, será muito melhor.

 

Matéria completa:
www.mestredoadwords.com.br/exposicao-em-redes-sociais-quando-isso-afeta-sua-marca/
O conteúdo publicado aqui é espelhado de um conteúdo original que pode ser visualizado no link acima.

 

 

Fechar Menu
Como podemos ajudar ?