Fazendo Marketing Digital usando o WhatsApp como ferramenta.

Fazendo Marketing Digital usando o WhatsApp como ferramenta.

O uso do WhatsApp como ferramenta de marketing digital ganha cada vez mais adeptos entre as marcas que desejam lançar mão de mais esta ferramenta para a promoção de seus produtos e serviços.

Afinal de contas, o WhatsApp é uma plataforma que já conta com um contingente gigantesco de usuários em todo o mundo, e portanto, um prato cheio para as ações de marketing online.

O lançamento do Whatsapp For Business deu um novo gás à tendência de usar o aplicativo como ferramenta de marketing digital para dispositivos mobile, já que esta versão oferece diversas ferramentas desenvolvidas especificamente para o uso empresarial.

Uma das grandes vantagens do uso do WhatsApp como ferramenta de marketing é sua versatilidade em termos de conteúdo a ser trabalhado. Ações como o envio de mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos, já estão sendo feitas por diversas marcas e com ótimos resultados.

Cuidados no uso do Whatsapp como ferramenta de marketing digital – Como usar

Como em qualquer outro canal de mídia online, o uso do WhatsApp precisa ser precedido de um planejamento estratégico inicial, como tudo mais no marketing online, para que você saiba exatamente o que está fazendo e o quanto isso está gerando de retorno.

Além disso, é necessário saber dosar o volume de mensagens para não parecer invasivo. Da mesma forma como o e-mail marketing sofreu muito em função do número excessivo de mensagens enviadas, também no WhatsApp, já vemos algumas marcas praticando o SPAM, o que joga por água abaixo todo o esforço de marketing.

As marcas precisam ter sensibilidade para identificar a tênue linha que separa a comunicação da intromissão neste tipo de canal tão agressivo e imediato. Se este limite não for percebido, o resultado pode ser frustrante.

Por exemplo; se logo nos primeiros momentos de campanha você começar a sentir um nível de rejeição, como um número de acima do esperado, por exemplo, é melhor parar e rever essa ação.

Decidindo de que forma atuar

Antes de pensar em qualquer coisa em termos de uso do WhatsApp como ferramenta de marketing digital, é preciso definir uma linha de atuação. É preciso alinhar o aplicativo com os outros canais online como Twitter, Facebook, Blog e até mesmo e-mail.

Seja na divulgação ou atendimento, o WhatsApp não substitui nenhuma dessas ferramentas, mas surge como um canal a mais. Um fato comum nas mídias digitais é idolatrar as novidades e decretar prematuramente a morte de canais mais antigos.

Como dito anteriormente, o uso do WhatsApp de forma direta para divulgação de produtos e serviços é uma estratégia muito agressiva. Então deve ser usada com moderação e sempre correndo o risco de sofrer rejeição.

O WhatsApp não pode ser encarado apenas como mais uma forma de se chegar ao cliente. Mas também como um instrumento fácil, rápido e barato de nos colocarmos a disposição deste cliente.

WhatsApp como ferramenta de feedback

Outro uso do WhatsApp no marketing digital é como ferramenta de feedback de nosso público. É claro que já contamos com um verdadeiro arsenal delas, como as principais redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter que até aqui vem dando conta do recado.

Sabemos que a fidelização do cliente passa obrigatoriamente pela nossa acessibilidade. Ou seja, a capacidade de estarmos disponíveis para orientarmos; tirarmos dúvidas e orientações sobre o que vendemos, seja um produto ou serviço.

Nesse caso, o WhatsApp como ferramenta de marketing de relacionamento; pode funcionar como o canal mais rápido, prático e barato; acessível a qualquer empresa ou profissional liberal.

A grande vantagem do WhatsApp em relação a outros canais é sua rapidez de uso. Todo mundo hoje em dia carrega consigo um smartphone, esteja onde estiver. Isso faz desse aplicativo a ferramenta mais a mão na hora de esclarecer qualquer dúvida.

Essa disponibilidade imediata da marca é um fortíssimo fator de fidelização. Acabou-se a época do mero vendedor. Faço questão de mostrar qual é a importância de, hoje em dia; nos posicionarmos como consultores de produto ou serviço que comercializamos.

Você precisa ser um amigo do seu cliente, e o amigo ideal, está sempre disposto a ajudar. Nisso, o Whatsapp como ferramenta de marketing digital cumpre seu papel com maestria.

Fidelização como forma de economia

Em tempos de custo de aquisição de clientes em alta; com as mídias pagas cada vez mais caras; termos uma política forte em termos de fidelização; além de uma estratégia de melhoria de qualidade, é também uma ferramenta de contenção de custos.

Estatisticamente,
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