Marketing digital para empreender na crise Brasileira

Marketing digital para empreender na crise Brasileira

Marketing Digital para empreender na crise

Em menos de dez anos, acompanhei de perto duas crises econômicas. A primeira delas em 2008, que afetou basicamente o mundo inteiro, principalmente os EUA – país em que resido – e a segunda no Brasil. Após a estabilidade americana, houve um boom no crescimento de startups de empresas online. Elas surgiram por todo o país como uma sábia alternativa às altas taxas de desemprego e às poucas vagas no mercado de trabalho. E essa história pode acabar se repetindo no Brasil.

Quando desembarquei pela primeira vez em solo brasileiro, no ano de 2015, para uma palestra, o país já vivia a crise e o discurso era de cortes de custos e redução de folhas de pagamento, aumentando a taxa de desempregados no Brasil até os dias de hoje. Mas será que esta é a melhor estratégia a ser adotada pelos empresários?

 

Marketing digital a favor de seus negócios

Nos dias de hoje, soa como uma obrigação que empresas (PMEs, startups e empreendedores autônomos) marquem presença online e façam uso do marketing digital a favor de seus negócios. Em 2017, isso não deveria ser um segredo. Uma forte presença online é mais necessária do que nunca. Mas, em tempos de crise econômica, há uma oportunidade de ouro para retornos rápidos e enorme crescimento – tudo por uma fração do custo da publicidade tradicional.

A maioria das empresas – especialmente aquelas com mentalidades tradicionais de orçamentos de publicidade e marketing offline – investe menos quando há uma recessão porque as receitas caem e há cortes nos gastos. É por isso que se vêem tantos outdoors “disponíveis” enquanto se dirige pelas principais cidades e rodovias. As empresas não conseguem justificar esse tipo de despesas, mesmo que possam potencialmente trazer um retorno financeiro.

 

O Marketing Online

Mas o marketing online é diferente, e as pequenas empresas podem aprender essas estratégias por conta própria e crescer significativamente, enquanto sua concorrência é mais cautelosa sobre seus investimentos.

Os problemas com a economia tornam esse processo ainda mais fácil. Como tantas empresas sofrem com a queda no fluxo de caixa, profissionais qualificados com experiência em marketing online buscam novas oportunidades.

 

A Experiência

Além de contratar colaboradores internos que têm uma vasta experiência em marketing digital. A contratação de funcionários remotos torna-se mais fácil do que nunca. Existem inúmeros freelancers no mercado atuando como consultores, que se concentram em SEO, marketing de conteúdo, anúncios pagos, mídias sociais, otimização de conversões e muito mais.

E a melhor parte além dos custos mais baixos?

A capacidade de atingir estrategicamente uma audiência qualificada com base nas soluções que sua empresa pode fornecer para seus problemas. O marketing de conteúdo possibilita que as empresas criem conteúdo que naturalmente atrai pessoas, respondendo suas perguntas e fornecendo valor. Esse valor se transforma em confiança e cria instantaneamente um relacionamento entre a empresa e o cliente potencial.

 

Equipe especializada

Agora é o momento mais importante da história para construir uma equipe especializada em marketing digital. Enquanto o marketing online está crescendo rapidamente no Brasil, ainda é um conceito relativamente novo que só continuará a acelerar. Ao começar agora, sua empresa pode ganhar uma enorme vantagem sobre a concorrência. Que pode ainda estar debatendo se deve ou não investir em algo com o que não está inteiramente familiarizada.

 

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www.canaltech.com.br/marketing/marketing-digital-para-empreender-na-crise-101714/
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