Obter alcance orgânico nas redes sociais sem investir em publicidade?

Obter alcance orgânico nas redes sociais sem investir em publicidade?

Apostar no tráfego orgânico (aquele gerado sem o uso de mídia paga) é uma das estratégias de Marketing Digital mais usadas. Pelas empresas que querem atrair Leads para seus sites e Landing Pages.

Se o foco dessa estratégia está no uso do SEO e do Marketing de Conteúdo. Não significa que você não deva usar também as mídias sociais para isso.

Selecionamos 4 das mídias sociais mais usadas. Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. E passamos algumas dicas de como usá-las sem investir em anúncios.

 

Como aproveitar as redes sociais sem investir em anúncios

 

É importante frisar que seus esforços não se restringem somente à publicação. Mas também ao tempo usado para criar os textos. Fazer as artes das imagens que ilustrarão suas postagens. Pesquisar assuntos e palavras-chave. Entre outras atividades.

Por isso, uma dica para quem quer saber como usar as redes sociais de forma otimizada é saber reutilizar seus conteúdos de uma forma adaptada para cada uma delas.

Dicas para aproveitar ao máximo seu conteúdo

Se você já tem um blog, baseie-se no conteúdo e nas palavras-chave que desenvolveu para ele. Invista nesses materiais, devidamente adaptados, nas demais redes sociais.

Tenha em mente que os públicos de cada uma dessas mídias têm perfis diferentes. Mas com criatividade é possível conseguir impactar a todos eles da forma econômica que você está buscando.

 

Imagens

 

A primeira providência é caprichar na criação do layout da imagem de capa da postagem de seus blog posts. Sim, é claro que ela deve acompanhar a identidade visual do seu blog. Mas já faça a criação dessa capa pensando em como ela pode se comportar nas redes sociais que comentamos.

 

Conteúdo

 

Já que o objetivo é potencializar ao máximo o uso das mídias sociais, quanto mais relevante for esse conteúdo, melhor.

Por isso, a dica aqui é a seguinte: pense em qual das mídias sociais são as mais interessantes para seu negócio e já crie um conteúdo mais específico para elas.

Por exemplo: se seu negócio é B2B, talvez seja interessante já elaborar algo que faça bastantes sentido no LinkedIn.

Outra sacada é incluir um botão para compartilhamento nas mídias sociais em suas Landing Pages e posts no blog, fazendo que seus Leads e clientes te ajudem a divulgar essas postagens nas redes sociais.

 

Usando as 4 principais redes sociais

 

1. Instagram

 

Como dissemos o segredo aqui é uma imagem impactante.

Mas isso não basta. O uso de hashtags (o “jogo da velha” digitado antes de uma palavra) é a tática mais usada para turbinar publicações nessa mídia social, porque muitos usuários clicam nelas para encontrar posts sobre seus assuntos preferidos.

Para saber quais hashtags usar, uma saída simples é clicar na busca (lupa na parte inferior esquerda do aplicativo) e digitar algo relacionado à sua empresa, por exemplo “casamento” e depois clicar em #.

Várias sugestões de hashtags vão aparecer, coisas como #casamentodoano, #casamentotop, #casamento2017 etc.

Lembre-se também de seguir perfis interessantes, interagir com seus seguidores e de não publicar em excesso.

 

2. Twitter

 

Os textos no Twitter devem ser curtos e objetivos, com no máximo 140 caracteres, e usar uma imagem pode destacar sua publicação na timeline de seus seguidores.

Publique no Twitter em horários diferentes das outras mídias sociais, principalmente do Facebook. No Twitter, da mesma forma que no Instagram, as hashtags fazem sentido e devem ser usadas. Digite # e comece a escrever uma palavra referente ao seu negócio que as sugestões de hashtags surgirão.

A verdade é que o Twitter é uma mídia social muito dinâmica e interativa, portanto, se você não puder se dedicar intensamente a ela, com diversas postagens e interações diárias com seus seguidores, como em um bate-papo, talvez seja melhor apenas manter sua presença lá, sem grandes investimentos de tempo.

Tudo vai depender de quão relevante ele é para sua estratégia. Turismo, entretenimento, bares, restaurantes, esportes, música e outros podem se beneficiar muito do Twitter quando bem empregado.

Seguir influenciadores, retweetar posts interessantes e interagir com seus seguidores é fundamental, principalmente quando acontecem eventos relacionados à sua área, fazendo comentários “ao vivo”.

 

3- LinkedIn

 

Exatamente por ter um público extremamente qualificado para quem faz Marketing Digital B2B, o LinkedIn é bem salgado para se investir.

A dica aqui é divulgar as postagens do seu blog no perfil de sua empresa com certa regularidade e ir um pouco além com alguns posts especiais.

Use o Pulse, uma plataforma criada para que você publique artigos dentro do próprio LinkedIn e se torne um influenciador. Nesse caso, você deve usar o perfil pessoal do CEO, do Diretor de Marketing ou de outros executivos da empresa.

O que você pode fazer, seguindo nossa linha de reaproveitamento de conteúdos, é criar seus artigos no Pulse baseado nos posts de seu blog que estão tendo melhor desempenho, escrever um pequeno resumo de 300 palavras e terminar com um link para eles, com a frase: Saiba mais sobre este assunto lendo o artigo na íntegra em nosso blog.

 

4- Facebook

 

Deixamos o Facebook para o final por um motivo bastante simples: Já faz algum tempo que o EdgeRank — algoritmo do Facebook criado para definir quem vai visualizar suas postagens na timeline dele — tem restringido muito o alcance orgânico nessa mídia social.

Por isso, aqui, contar exclusivamente com interações orgânicas pode ser mais arriscado e talvez seja necessário fazer alguns investimento em anúncios.

E já que é para investir, nossa dica é um formato de anúncio bastante eficiente, o Facebook Lead Ads, que já abre um formulário no próprio App, com ótima visualização em smartphones, e preenche automaticamente alguns dados do usuário que estão guardados no Facebook. Ele tem se mostrado uma excelente ferramenta para a captação de Leads.

Além disso, manter a regularidade de suas publicações, interagir com os visitantes que se manifestam e fazem comentários e criar uma capa para facebook nova, de tempos em tempos, pode deixar sua fanpage menos monótona e mais alinhada com o que está acontecendo no momento, como em datas comemorativas ou próximas de eventos ligados ao seu negócio.

Estas foram algumas dicas rápidas de como as mídias sociais sem fazer grandes investimentos.

Lembre-se. Reaproveitar conteúdo, se for feito de uma forma adequada e bem adaptada ao perfil de cada plataforma. É só o começo. Essa prática pode até te render um eBook, com a coletânea de seus melhores posts. Pense nisso.


Matéria completa:
www.resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-sem-anunciar/
O conteúdo publicado aqui é espelhado de um conteúdo original que pode ser visualizado no link acima.

 

 

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