WebSite Responsivo – 5 dicas para criar uma página web responsiva

WebSite Responsivo – 5 dicas para criar uma página web responsiva

WebSite Responsivo é uma ótima forma de atrair pessoas e ter mais sucesso na Internet.

Há alguns anos, quando a Internet não era mais que um sonho fora do alcance, a ideia de comprar ou consumir através da tela de um Smartphone ou computador parecia uma loucura. Hoje tudo isso é feito por meio do marketing digital.

A verdade é que hoje em dia, mais de 40% da população mundial tem acesso à Internet e o faz através de diferentes dispositivos. E é aquí o  momento em que o esboço de web responsive entra na jogada!

Conseguir que um site na web possa ser visto em qualquer tela não é por acaso e neste post vamos te contar tudo o que precisa saber sobre isso.

 

O que é um WebSite Responsivo e por que é tão importante?

Hoje em dia são muitos os usuários que navegam na Internet através de tablets, smartphones, notebooks e outros dispositivos.

Por isso, conseguir que as páginas sejam exibidas da mesma forma nos dispositivos móveis e no desktop é o que conhecemos como páginas web responsivas.

O design responsivo é uma técnica de design na web que dá a um site a capacidade de adaptar-se a diferentes tamanhos de telas através da reorganização do conteúdo, imagens e simplificação do menu.

Este tipo de web design tornou-se muito popular e está sendo utilizado na Internet por três razões muito simples: é econômico, rápido e funciona.

De fato, o próprio Google recomenda o design web responsivo antes de criar uma página web móvel como uma maneira de otimizar a experiência do usuário, evitar as duplicações de conteúdo e, além disso, oferecer uma imagem consistente.

Criar uma página  com web design responsivo é importante devido a:

  • Quando você cria uma página com web design responsivo, ou seja, com uma só versão de HTML e CSS, ela cobre todas as resoluções de tela e evita criar páginas web específicas para cada tipo de dispositivo e permite reduzir o tempo de desenvolvimento.
  • Quando você cria uma página com design responsivo você se adapta de forma automática à navegação e leitura de cada usuário especificamente.
  • Do ponto de vista do SEO, as páginas responsivas conseguem posicionar-se muito mais rápido, uma vez que graças a esta técnica de design você evita ter páginas duplicadas ou redirecionamentos.
  • O design responsive favorece a viralização dos conteúdos, uma vez que permite compartilhá-los de uma maneira muito mais simples e natural.

 

Como criar uma página com design web responsivo: 5 dicas

 

1. Decida quando fazer a mudança

Se você já tem uma landing page, blog ou site com design convencional e deseja torná-lo responsivo, este é o momento de decidir de uma vez por todas. Por isso, o primeiro passo para criar uma página web com design responsivo é decidir quando fazer a mudança.

Não tenha medo de dar esse passo nem sinta que todo o trabalho que você fez antes está perdido. Introduzir o design responsivo em um site convencional é possível sem necessidade de descartar todo o conteúdo.

 

2. Monitore o tráfego do seu site

Antes de se aventurar na criação de um WebSite Responsivo, o que você acha de dar uma olhada nas estatísticas e no número de pessoas que acessam sua página através do celular?

Conhecer esses dados pode te ajudar a projetar o sucesso que você terá com a adoção desse tipo de design.

 

3. Inspire-se!

No momento de criar sua própria página web responsivo sempre é válido olhar o outro lado para buscar inspiração.

Navegue na Internet, investigue as URLs de negócios ou sites similares ao seu, visite-os de vários dispositivos e selecione aqueles que são mais fáceis para navegar ou que requerem menos zooming ou scrolling.

As URLs que não precisam de muitas adaptações de zoom ou de utilização frequente da barra de rolagem são consideradas mais fáceis de navegar.

 

4. Utilize ferramentas de web design

Para criar um site na web você pode usar diferentes ferramentas de design que estão disponíveis na Internet.

Você não precisa ser um especialista para criar seu próprio blog, desenvolver sua própria landing page ou site de Internet. Basta ter paciência, disciplina, alguns conhecimentos básicos e saber usar as ferramentas que te mostraremos a seguir:

Sketch

É um programa desenvolvido especialmente para criar interfaces e trabalha 100% em vetorial e de forma não destrutiva. É uma plataforma ideal e muito completa para construir sites e aplicativos. Além disso, ela tem uma interface amigável e fácil de entender.

Adobe Muse

Adobe Muse é o tipo de programa criado para “Dummies”. Se você não é um especialista em web design e quer criar seu próprio site ou simplesmente economizar verba nisso. Muse é a ferramenta que você procura.

É um programa com a interface simples e intuitiva, ideal para criar páginas responsivas, simples e dinâmicas que carregam rápido e parecem geniais. O Muse se encarrega de que tudo funcione e você só precisa preocupar-se com que tudo esteja apresentável!

Adobe Edge Reflow

Uma plataforma pensada para designers que querem criar sites adaptáveis e com estandares Html5 e Css3. Essa solução oferece um espaço de trabalho baseado em grids adaptáveis a qualquer resolução e tamanho de tela.

Froont

É um aplicativo gratuito e parecido com o Adobe Muse. Com ele você pode criar seu próprio site web responsivo diretamente do seu navegador sem necessidade de instalar ou comprar nada. Vale a pena testá-lo!

 

5. Procure um especialistas

Se definitivamente você sente que não está preparado para programar sites de internet, não se sinta mal por deixar este trabalho para os especialistas.

Afinal, eles são formados nesta área e tem como profissão desempenhar esse tipo de tarefa.

Contrate designers com experiência em design responsivo, procure na Internet suas referências e peça as URLs dos sites que foram feitos previamente. Não se esqueça, também, de acessá-los em diversos dispositivos prestando atenção aos detalhes, a aparência e como funcionam.

 

Anote estes conselhos que você não deve esquecer no momento de criar seu WebSite Responsivo! Vejamos:

 

Cuidado com a velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento de um site é um elemento decisivo. A maioria dos usuários não estão dispostos a esperar muito tempo para carregar os elementos da sua página.

Quando se trata de criar uma página web responsiva, é recomendável selecionar muito bem os recursos utilizado. Lembre-se que menos é mais!

Evite utilizar itens desnecessários e escolha apenas aqueles que convidem à ação.

 

Evite os efeitos

Os efeitos nos sites costumam ser muito atrativos quando alguém acessa através de um desktop. Mas no caso do acesso em dispositivos móveis ou tablets ocorre o contrário.

É importante que no momento de desenvolver a página você meça continuamente quais são os efeitos que funcionam e são apreciados pelos usuários.

Ou seja, se em suas avaliações você perceber que os efeitos que você está usando na sua página não funcionam bem em dispositivos móveis. Ou se por acaso você perceber que com os efeitos seu número de conversões diminuiu. Certamente é o momento para repensá-los.

Não se esqueça nunca da premissa: menos é mais!

 

Utilize imagens flexiveis

As imagens pesadas e estáticas são coisas do passado. Quando se trata de desenhar um site adaptável é necessário que você use imagens leves; ou seja, que possam ser carregadas em qualquer dispositivo.

Evite definir a altura e a largura fixa para as imagens que você vai colocar no seu site. Assim é possível adaptar às diferentes tamanhos.

 

Medidas fluidas

As medidas fluidas são aquelas que vêm dimensionadas em porcentagens. Quando você faz esse tipo de medida na construção do seu desenho, é possível que ela se adapte de forma automática ao tamanho da tela em que ela se carregue.

 

Legibilidade nos textos

As telas dos dispositivos móveis são pequenas, portanto garanta que os textos de seu site sejam sempre legíveis para o usuário. É recomendável colocar os textos em 16px para evitar que o usuário tenha que fazer zoom constantemente.

 

Conclusão

Oferecer um site web adaptável ao usuário deixou de ser uma opção para ser um pré-requisito indispensável.

No mundo em que cada dia mais pessoas acessam a internet através de seus telefones celulares, tablets ou notebooks. Oferecer um site web responsivo permitirá que você esteja mais próximo dos seus usuários. E gere mais leads e consiga tráfego para sua página.

E, além disso, a chance de que o seu conteúdo tenha sucesso e seja visto por mais pessoas é muito maior do que sem a adaptação para dispositivos móveis.

 

Matéria completa:
www.marketingdeconteudo.com/como-criar-uma-pagina-web-responsiva/
O conteúdo publicado aqui é espelhado de um conteúdo original que pode ser visualizado no link acima.

 

Fechar Menu
Como podemos ajudar ?